Arquivo
2009.12.04 · Links
2009.06.27 · Links

«Os líderes da Torre de Vigia têm asseverado uma posição forte contra os juramentos de lealdade, referindo-se a esses juramentos como um esquema inspirado pelo Diabo. Enquanto os líderes da Torre de Vigia estavam a aconselhar publicamente os seguidores a não fazer juramentos de lealdade nacionais, estes mesmos líderes estavam a jurar lealdade ao governo dos Estados Unidos.»
2009.05.04 · Links
2008.07.06 · Novos Livros e Outros Links
2008.01.27 · Apocalipse Adiado e Outros Links
  • Apocalipse Adiado, Capítulo 4: Fracasso Profético, Reacção e Rebelião Tradução do capítulo 4 do livro de M. James Penton sobre a história das Testemunhas de Jeová. Neste capítulo: o período 1970-1985. Excertos: «Estranhamente, muitas Testemunhas, especialmente aquelas em posições de responsabilidade, pareciam sofrer de algum tipo de amnésia colectiva que fazia com que agissem como se o ano 1975 nunca tivesse tido qualquer importância particular para elas. [...] Surpreendentemente, ao longo dos anos seguintes a revolta contra a autoridade da Torre de Vigia continuou a aumentar e a receber ainda mais publicidade. Nos primeiros seis meses de 1982, mais de 250 jornais e revistas norte-americanos -- incluindo a Newsweek, Time, Christianity Today, e Maclean's -- tinham relatado a crescente agitação entre Testemunhas de Jeová e ex-Testemunhas. Além disso, mais de cem programas de televisão e rádio tinham difundido o assunto.»
  • "They (WT) took me out of context", Gail Bethea-Jackson video «Dr.ª» citada pelas Testemunhas de Jeová num vídeo do seu site oficial sobre a questão da pedofilia afinal não era Dr.ª e acusou as Testemunhas de Jeová de a citarem fora do contexto e de usarem o vídeo para sua vantagem. Sob ameaça de processo judicial, as Testemunhas de Jeová retiram o vídeo do site, embaraçadas. Já não podem contar com esse vídeo para defender a sua controversa política sobre a pedofilia. Tudo graças à acção atenta dos críticos.
  • New Yearbook stats for 2007 now out! Scans do Anuário das Testemunhas de Jeová de 2008 com estatísticas sobre a actividade das Testemunhas de Jeová em 2007.
  • Jehovah's Witness Statistics Muitos gráficos e análise sobre a actividade das Testemunhas de Jeová no período 1991-2007.
  • Worldwide Association of Jehovah's Witnesses (Magazines in mp3) Testemunhas de Jeová criaram um novo site oficial onde se pode fazer o download de ficheiros áudio das revistas Sentinela e Despertai! em inglês e espanhol.
  • Watchtower disinformation starts even before page 1 Será que a Sentinela é publicada pelas Testemunhas de Jeová desde 1879?
  • Confidential Body of Elder Letters from 1981 through 2006 «Esta é uma colecção de cartas confidenciais da Sociedade Torre de Vigia que foram enviadas para os corpos de anciãos entre 1981 e 2006. Estas são as cartas que se esperava que você nunca visse ou lesse. Há todo o tipo de informação nas cartas, desde coisas aborrecidas e mundanas até instruções sobre como lidar com molestadores de crianças.»
  • Entrevista com Raymond V. Franz (Vídeo) «Está disponível no Youtube a entrevista completa realizada em 1996 por uma TV espanhola com Raymond V. Franz, ex-membro do Corpo Governante das Testemunhas de Jeová.»
  • Vídeos de Fernando Galli Assuntos considerados nos vídeos: tratamento dispensado aos desassociados; falsos profetas e falsas profecias; origens do corpo governante; transfusões de sangue; transplantes de órgãos; etc.
  • Mais Vídeos de Fernando Galli Página de Fernando Galli no Youtube.
  • Silent Witness - Australia: Excerto de 10 minutos Excerto do documentário que revelou que a Sociedade Torre de Vigia tem adoptado secretamente uma política que obstrui as investigações policiais contra molestadores de crianças.
  • Silent Lambs - Australia: Documentário de 28 minutos Três anos depois do documentário "Silent Witness - Australia" os repórteres do canal de televisão foram entrevistar as mesmas pessoas e também outras vítimas que não tinham aparecido no documentário original. O resultado é outro documentário de 28 minutos intitulado "Silent Lambs - Australia".
  • Barbara Anderson's Comments from her CD compilation PDF de 93 páginas contendo comentários de Barbara Anderson do CD-ROM «Segredos de Pedofilia Numa Religião Americana, Testemunhas de Jeová em Crise». Excertos: «Durante cerca de quatro anos, a minha designação foi no Departamento de Redacção, onde eu era a principal pesquisadora para o último livro de história publicado pelas Testemunhas, Testemunhas de Jeová Proclamadores do Reino de Deus, (1993). Enquanto trabalhava no Departamento de Redacção na sede mundial das Testemunhas, tomei conhecimento no início da década de 1990 que havia membros das Testemunhas de Jeová, incluindo alguns anciãos, que se envolviam em abuso sexual de crianças; que responsáveis das Testemunhas de Jeová sabiam de muitos destes incidentes de abuso sexual de crianças mas tinham em vigor políticas organizacionais que na prática impediam a comunicação da maioria destes incidentes às autoridades apropriadas e também a membros das congregações das Testemunhas. Estas políticas eram contrárias à posição pública tomada pelas Testemunhas de Jeová de que o abuso sexual de crianças não é tolerado nem escondido. [...] A Torre de Vigia assumiu a responsabilidade de instruir os anciãos das Testemunhas de Jeová sobre o que fazer quando recebiam alegações de abuso sexual de crianças. Eles promulgaram políticas que conduziam os anciãos a telefonar ao "Departamento Legal" da Torre de Vigia para direcção sobre se deviam comunicar alegações de abuso sexual aos agentes do cumprimento da lei. No entanto, estas políticas eram concebidas para obstruir a cooperação com os investigadores seculares. Por exemplo, os anciãos eram algumas vezes instruídos a fazer chamadas telefónicas anónimas a partir de cabines de telefone para que as autoridades do cumprimento da lei não conseguissem contactá-los para obter mais informações.»
  • Mudanças Históricas nas Testemunhas de Jeová «Com a morte dos membros mais conservadores do Corpo Governante, a saber, John Barr e Theodore Jaracz (Carey Barber já faleceu), os membros menos idosos introduzirão mudanças positivas significativas. É bem provável que os novos membros, tais como Anthony Morris, David Splane e Stephen Lett, quando assumirem o controle futuro, diminuirão em muito as restrições e legalismos organizacionais excessivos que foram introduzidos durante a presidência de Frederick William Franz, quarto presidente mundial das Testemunhas, e que perduram até hoje. Só para citar um exemplo, o ostracismo imposto a membros dissidentes da Organização.»
  • Refutação da Defesa das Testemunhas de Jeová Sobre a Relação da Watchtower Society com as Nações Unidas «A refutação a seguir foi encaminhada a uma auto-declarada TJ em 15 de Março de 2003 em resposta à sua defesa dos 10 anos de relacionamento da Sociedade Torre de Vigia (Watchtower Society) com as Nações Unidas.»
  • Flertando Com o Inimigo: Hitler. A Falsa Neutralidade das Testemunhas de Jeová no Período Nazista «Apesar de todo o alarde balbuciante das Testemunhas de Jeová em relação ao seu ataque ao nazismo, a verdade é que seus próprios líderes tentaram assumir um compromisso com Hitler ao anunciar lealdade aos princípios do governo Nacional Socialista e engajar-se no anti-semitismo.»
  • Avisos Diversos e Notícias sobre a Torre de Vigia: Janeiro de 2008 O site Mentes Bereanas faz um resumo das novidades do mundo tejoteano.
2007.12.02 · Doutrina da Geração Muda Outra Vez
2007.12.02 · Links
2007.09.01 · Links
2007.09.01 · CD-ROM de Barbara Anderson
2007.05.24 · Links
2007.05.15 · Links
  • Literatura das Testemunhas de Jeová
  • Blog Ex Testemunhas de Jeová «Esse Blog é destinado para ex-membros da denominação religiosa "Testemunhas de Jeová", porém sempre serão bem vindos pesquisadores, membros de outras religiões, pessoas que tem familiares nessa denominação religiosa e até mesmo as próprias testemunhas de Jeová que se sentirem à vontade para dialogar sobre os mais variados temas.»
  • Blog Tirando a Máscara «Tirando a Máscara tem por objetivo trazer à atenção dos visitantes a verdadeira face de uma religião que tem dominado e manipulado a vida de milhões de pessoas em todo o mundo: as Testemunhas de Jeová!»
  • Mudanças na distribuição de "A Sentinela" «A Sociedade Torre de Vigia vai efetuar uma grande mudança no esquema de distribuição da revista "A Sentinela" (Watchtower) a partir de janeiro de 2008. Entretanto, a revista continuará com duas edições: uma para o público em geral (a do dia 1) e outra especificamente para TJ's (a do dia 15). A informação foi apresentada numa carta dirigida a todas as congregações dos Estados Unidos datada de 9 de fevereiro de 2007.»
  • Mundaça doutrinária: a data de 1935 já era! «A Sociedade Torre de Vigia (STV) dá uma nova guinada em uma de suas antigas posições acerca da chamada celestial: uma "nova luz" colocou fim a data de 1935 como o limite para as pessoas entrarem no céu. Com a nova interpretação, qualquer testemunha pode reivindicar que Jesus Cristo é o seu mediador pessoal, que é nascido de novo, e consequentemente pode tomar do vinho e comer do pão na refeição noturna do Senhor (ceia).»
  • Testigos de Jehová: La Secta Por Dentro «O testemunho de três homens que durante décadas professaram uma religião seguida por 120 mil chilenos. Decepcionados com o que vivenciaram, querem que outros não entrem e hipotequem suas vidas. Através de sua experiência, El Periodista reconstrói as crenças e o modo de funcionamento de uma organização que, para alguns, é considerada altamente perigosa.»
  • Jehovah's Witnesses Exposed by Fred Franz
  • Governing Body Member Carey Barber Dies
  • Carey W. Barber - 8 Abril 2007
  • Watchtower to Sell 6 Brooklyn Heights Properties «As Testemunhas de Jeová podem estar vendendo um terço de suas propriedades em Brooklyn Heights, mas a seita religiosa, presente no bairro há quase um século, diz que não vai a lugar nenhum.»
  • Knocking Documentary PBS (Jehovah's Witnesses): Trailer
  • All Child Abuse Lawsuits Have Been Settled. Millions Cashed Out?
  • Acordo Para Trancar Ações de Pedofilia
  • Mais Informação Sobre o Acordão
  • Casos de Pedofilia na Torre de Vigia
  • Casos de Pedofilia na Torre de Vigia - Parte 2
  • Rutherford Expuesto: La Historia de Berta y Bonnie «Ela solicitou que os anciãos (o meu amigo é um dos anciãos) se encontrassem com ela (ela estava na casa dos 70 anos), porque ela não tinha certeza se receberia a sua recompensa divina. Os anciãos encontraram-se com ela e ela contou-lhes sobre o relacionamento que teve com Rutherford durante um período de 15 anos! Ela até lhes mostrou filmes dos dois abraçando-se e beijando-se. "De qualquer forma, os anciãos contataram o escritório central e Nathan Knorr encontrou-se com Birda [seu nome era na verdade "Berta"], num Congresso de Distrito na Califórnia, pouco tempo depois. Nathan Knorr, com alguns outros responsáveis, disse que eles sabiam do relacionamento adúltero há muito tempo, mas por alguma razão, nunca contaram nada a ninguém sobre isso; também lhe disseram que isso já estava no passado, era melhor não se preocupar com isso!»
  • Jehovah's Witnesses, Higher Education and Misrepresentation «Afirmo que os editores da Sentinela de 1 de Outubro de 2005, uma revista das das Testemunhas de Jeová, deturparam descaradamente declarações de pelo menos cinco fontes seculares bem conhecidas, numa tentativa de desencorajar os seus leitores de seguirem o ensino superior.» (Por Barbara J. Anderson)
2007.03.17 · Corpo Governante Abandona Data 1935

Scans:
Discussão:
2007.03.01 · Links

«Quando recebemos em Novembro de 2006, o suplemento do Ministério do Reino (km 11/06) com o tema "Como encaro as fracções de sangue e os procedimentos médicos que envolvem o uso do meu próprio sangue?", não pude deixar de ficar admirado com algumas afirmações, que apesar de subtis, sem dúvida levantam sérias questões a pessoas de coração honesto e inquisitivo. Analisando cada parágrafo, encontrei vez após vez afirmações e instruções que não se coadunam com uma sempre e reafirmada posição contra o uso do sangue, mantido até bem recentemente pela Sociedade. Apesar de tudo isto, o lema 'não ao uso do sangue' está sempre bem presente, como que tentando anular ou disfarçar aquilo que é bem evidente: as TJ usam o sangue (ou parte do sangue) de outros e até mesmo o seu próprio sangue em procedimentos médicos.»
2007.01.11 · Links
2006.12.24 · Links
2006.11.05 · Links
2006.08.05 · Links
2006.06.09 · Links
2006.04.30 · Links
2006.02.28 · Links

Entrevista a Peter M. numa estação de rádio do Canadá. «A Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados de Pennsylvania processou judicialmente Peter M., reclamando 100.000 dólares de alegados prejuízos e uma ordem do tribunal para silenciar o site da Internet. Bem, eles conseguiram o seu objectivo... silenciaram o site da Internet de Peter. Mas apareceu outro

«Testemunhas de Jeová: O melhor vídeo disponível sobre a verdade acerca das Testemunhas de Jeová. Este vídeo foi produzido por um ex-membro que foi Testemunha durante 22 anos. Excelentemente pesquisado, este vídeo vai aos bastidores, traçando a história da organização e dos esquemas invasivos usados por esta seita para manter o controlo sobre as vidas dos seus 6 milhões de membros.»

«Um ensaio intitulado "Jehovah's Witnesses, Blood Transfusions, and the Tort of Misrepresentation" (Testemunhas de Jeová, Transfusões de Sangue e o Delito de Deturpação), que se pode ler no número de Outono de 2005 do Journal of Church and State da Baylor University, que tem o sistema de revisão de artigos pelos pares, expõe a vulnerabilidade da Sociedade Torre de Vigia a alegações de dolo (passível de ser responsabilizada) devido às deturpações que fez de escritores seculares. Este ensaio legal incisivo examina criticamente uma das principais publicações da Sociedade dedicada à doutrina do sangue, intitulada Como Pode o Sangue Salvar a Sua Vida?»

«Uma abordagem quantitativa às actividades das Testemunhas de Jeová é baseada em números anuais publicados pela organização-mãe, a Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados. Todos os anos, a STVBT publica uma enxurrada de dados sobre as actividades evangélicas dos seus membros em todos os países e regiões onde têm permissão para operar. Evidentemente, é impossível apresentar uma perspectiva exaustiva de todas as actividades missionárias. Por essa razão, foram seleccionados os seguintes resumos gráficos.» Mais gráficos: Evolution de la Watch Tower depuis 1970 Comparaison France/Monde, Statistiques France, Statistiques France suite, Statistiques Monde, Projected growth of the Watchtower Society.

«Stephen Bates faz uma reportagem sobre os líderes religiosos que levantaram objecção a um site da Internet que espalhava os ensinos da igreja deles. A maior parte das organizações cristãs está encantada por espalhar a Palavra de Deus, mas as Testemunhas de Jeová enveredaram por uma abordagem completamente diferente quando obrigaram um membro canadiano a encerrar um site da Internet que divulgava as crenças delas. Isto pode ter algo que ver com a natureza bizarra de algumas das opiniões da igreja.»

No site BibliotecaTJ está disponível para download em pdf a edição brasileira do livro Milhões Que Agora Vivem Jamais Morrerão (1920), escrito por Joseph F. Rutherford, o presidente das Testemunhas de Jeová daquela época.

O site ÍndiceTJ tem disponível para download em pdf «um folheto simplificado para distribuição. Os estudos são apenas breves resumos. Informações adicionais são indicadas no site.» Disponível em vários formatos.

«Estas cartas foram escritas por uma Testemunha de Jeová activa e ancião designado pela Torre de Vigia, pedindo à Sociedade respostas a perguntas cruciais sobre aspectos importantes da doutrina do sangue. A correspondência começa em 1998 e termina em 2003 com a renúncia do escritor como ancião. As perguntas feitas nestas cartas e as respostas da Sociedade falam por si mesmas.»

O site Rosazul Documentos tem a tradução para português do artigo de Richard N. Ostling, redactor sénior da Associated Press na área da religião, sobre as Testemunhas de Jeová e o sangue, que foi publicado em 26 de Janeiro de 2006 no jornal Washington Post e em mais de 30 outros jornais. Excerto: «A diretiva da próxima semana sucede a enérgicas críticas à política de transfusões de sangue por parte da advogada Kerry Louderback Wood, de Fort Myers, Flórida, em Journal of Church and State, publicada pela Universidade Baylor. Louderback Wood, que se criou nessa religião mas agora não tem afiliação religiosa, acusa sua antiga fé de proporcionar "argumentos inexatos e possivelmente desonestos" aos fiéis que enfrentam decisões médicas cruciais.»

«Só que "Sentinela" é uma coisa, discurso na tribuna é outra coisa, entrevista na mídia é outra coisa e declarações em juízo é outra coisa completamente diferente. Enquanto que nas revistas, discursos e drama a Sociedade orienta os jovens a escolherem o "serviço de tempo integral", quando em juízo, resolvendo casos de guarda de filhos, a coisa muda completamente de rumo. Nos Estados Unidos há uma brochura produzida pela Sociedade Torre de Vigia para auxiliar os pais Testemunhas de Jeová em questões de guarda de filho. Notem algumas expressões: "Seja cuidadoso que eles não dêem a impressão de que estão numa demonstração na assembléia de circuito, quando eles mostrariam que as primeiras coisas na vida são o serviço e ir ao Salão do Reino." "Seja cuidadoso [para que] eles não digam em tudo que serão pioneiros."» Ver também o artigo em espanhol: ¿Quiere usted entregar su vida a una organización que se basa en la mentira?
2006.02.12 · Links

O site contém apresentações em PowerPoint sobre os seguintes temas: (1) Cruz ou Estaca de Tortura: Como morreu Nosso Senhor Jesus Cristo? (2) Redenção do Homem: Quem é o mediador entre Deus e o homens? (3) Doutrina: Jesus Cristo é o arcanjo Miguel?

O site contém o anterior site Quotes e um grande número de publicações dos Estudantes da Bíblia e Testemunhas de Jeová desde a década de 1870 até à actualidade disponíveis para download em formato pdf, incluindo o livro secreto dos anciãos em várias línguas (também em português) e CD-ROMs como o Watchtower Library.

Novo site contém o manual secreto dos anciãos das Testemunhas de Jeová, Prestai Atenção a Vós Mesmos e a Todo o Rebanho, Esboços de Discursos Públicos, Cartas da Torre de Vigia para os Anciãos e Artigos Relacionados. Excerto de um dos artigos relacionados: «Por que a Sociedade escreveu um livro tão secreto que a maioria das Testemunhas dedicadas nem mesmo sabe de sua existência? O que faz a divulgação deste livro ser tão perigosa para o "escravo fiel e discreto"?»

«Reportagem informativa sobre a postura das Testemunhas de Jeová quanto às transfusões de sangue.»

«As igrejas Católica e Anglicana na Austrália têm sido engolfadas por escândalos relacionados com o abuso de crianças. Sunday foi até às Testemunhas de Jeová e descobriu que a Sociedade Torre de Vigia tem adotado secretamente uma política que obstrui as investigações policiais contra molestadores de crianças.» Vídeo: Parte 1, Parte 2

«... um feito magistral para o estudante sério da Torre de Vigia. Este trabalho seminal que abrange a história da Torre de Vigia até à actualidade é a compilação mais exaustiva de sempre dos seus erros, reviravoltas doutrinais e especulações proféticas.» (Leonard Chretien). «... a documentação mais exaustiva da história e crenças [das Testemunhas de Jeová] jamais escrita. A abordagem do autor é respeitosa e académica, e sem a retórica de livros similares. Um livro indispensável para o crítico sério das Testemunhas de Jeová.» (Randall Watters). «O Dr. Gruss escreveu o melhor estudo histórico sobre a Sociedade Torre de Vigia. Aqui estão os factos documentados e controversos que o leitor não encontrará no livro de história oficial das Testemunhas de Jeová. Devastadoramente verdadeiro!» (Duane Magnani). Edmond C. Gruss, Jehovah's Witnesses: Their Claims, Doctrinal Changes and Prophetic Speculation. What Does the Record Show? (Fairfax, VA: Xulon Press, 2001), 376 páginas. ISBN: 1-931232-30-X

«No livro 1984 George Orwell descreveu uma teocracia futura que exigia unidade a todo o custo, e na qual o pensamento independente seria erradicado. Segundo os autores deste livro, uma tal teocracia existe agora. Eles descrevem como, numa 'Sociedade do Novo Mundo' com cada vez mais restrições, as Testemunhas de Jeová se dedicam atarefadamente à actividade de avisar o mundo de que o Deus delas, Jeová, agirá em breve para destruir todos os que se opõem a ele e à sua organização. Os Bottings respondem às perguntas que todos fazem sobre esta seita. Examinam a sua história, as maneiras como a própria história tem sido interpretada à luz da profecia bíblica, as crenças básicas ou 'símbolos' nos quais se requer que as Testemunhas depositem a sua fé, e a dinâmica da conversão e da doutrinação. Também revelam por que Testemunhas de Jeová se afastam da sua chamada aos milhares e como a seita produz uma 'regulação mental' da juventude retirando a escolha às crianças numa idade muito jovem. A seita não está só sujeita a forças de dissidência e alienação dos seus membros, também passou por um desentendimento importante na sua sede. Este evento e o que foi feito em resposta também são descritos. Os autores concluem com uma exploração de paralelos entre a seita contemporânea das Testemunhas de Jeová e o mundo descrito por George Orwell em 1984.» Heather & Gary Botting, The Orwellian World of Jehovah's Witnesses (Toronto, Canada: University of Toronto Press, 1984), 256 pp. ISBN: 0-8020-6545-7

«Conteúdo: 1. Introdução. 2. Testemunhas de Jeová: Antecessores Antigos e Modernos. 3. A História das Testemunhas de Jeová: Algumas Publicações Recentes. 4. A História das Testemunhas de Jeová: O Período Sob Charles Taze Russell (1870-1916). 5. A História das Testemunhas de Jeová: O Período Sob Joseph Franklin Rutherford (1917-1942). 6. A História das Testemunhas de Jeová: O Período Sob Nathan Homer Knorr (1942 até ao Presente). 7. A História das Testemunhas de Jeová: Um Período de Transição. 8. Um Resumo Sobre em que Crêem as Testemunhas de Jeová. 9. Uma Refutação de Algumas das Principais Doutrinas das Testemunhas de Jeová. 10. As Traduções e Bíblias da Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados. 11. As Testemunhas de Jeová e Interpretação Bíblica. 12. Alguns Instrumentos e Métodos da Sociedade do Novo Mundo. 13. Lidando com as Testemunhas de Jeová. 14. Conclusão. Apêndice A: Outros Grupos Russellitas. Apêndice B: Cartas Originais de Olin Moyle. Apêndice C: Uma Lista Cronológica de Algumas das Publicações Mais Importantes da Torre de Vigia. Apêndice D: Uma Bibliografia Seleccionada Anotada de Materiais Para o Trabalhador Cristão. Apêndice E: O Testemunho Pessoal do Autor. Bibliografia.» Edmond Charles Gruss, Apostles of Denial: An Examination and Exposé of the History, Doctrines and Claims of the Jehovah's Witnesses (Presbyterian and Reformed Publishing Co., 1980), 328 pp. ISBN: 0-87552-305-6

«O Ambientalista Céptico desafia crenças amplamente defendidas segundo as quais a situação ambiental está cada vez pior. O autor, ele próprio um ex-membro do Greenpeace, é crítico do modo como muitas organizações ambientais fazem uso selectivo e enganador da evidência científica. Usando a melhor informação estatística disponível de institutos de investigação internacionalmente reconhecidos, Bjorn Lomborg examina de forma sistemática um conjunto dos principais problemas ambientais que figuram de forma proeminente nos cabeçalhos das notícias ao redor do mundo. Os seus argumentos são apresentados numa linguagem não técnica, acessível e são cuidadosamente fundamentados por mais de 2.900 notas que permitem aos leitores verificar as fontes por si mesmos. Concluindo que há mais razões para optimismo do que pessimismo, Bjorn Lomborg enfatiza a necessidade de estabelecer prioridades nos recursos de forma inteligente para enfrentar problemas reais, não problemas imaginários.» Bjorn Lomborg, The Skeptical Environmentalist: Measuring the Real State of the World (Cambridge: Cambridge University Press, 2001), 520 pp. ISBN: 0-521-01068-3

«Desde o fim da Segunda Guerra Mundial, líderes do movimento das Testemunhas de Jeová na Alemanha e noutros lugares têm argumentado continuamente que as Testemunhas estiveram unidas na sua oposição ao nazismo e não cooperaram com o Terceiro Reich. No entanto, foram revelados documentos que provam o contrário. Usando materiais de arquivos das Testemunhas, do Departamento de Estado dos Estados Unidos, de ficheiros nazis e de outras fontes, M. James Penton demonstra que enquanto muitas Testemunhas alemãs foram corajosas na sua oposição ao nazismo, os seus líderes estavam muito dispostos a apoiar o governo de Hitler. Penton começa o seu estudo com uma análise pormenorizada da "Declaração de Factos" lançada pelas Testemunhas num congresso em Berlim em Junho de 1933. Líderes das Testemunhas chamaram ao documento um protesto contra a perseguição nazi; no entanto, um exame pormenorizado mostra que continha ataques amargos à Grã-Bretanha e aos Estados Unidos (conjuntamente referidos como "o maior e mais opressivo império da terra"), à Liga das Nações, ao alto comércio e, acima de tudo, aos judeus, que são referidos como "os representantes de Satanás o Diabo". Mais tarde nesse ano -- quando os nazis não aceitaram a adulação das Testemunhas -- o líder J. F. Rutherford apelou às Testemunhas para que procurassem o martírio levando a cabo uma campanha de resistência passiva. Muitos acabaram por morrer em prisões e campos de concentração, e os líderes das Testemunhas do pós-guerra têm tentado usar este facto para afirmar que as Testemunhas de Jeová se posicionaram de forma consistente contra o nazismo. Com base em vasto material de arquivo e anos de pesquisa, As Testemunhas de Jeová e o Terceiro Reich separa facto de ficção e lança nova luz sobre este período negro da história. M. James Penton é professor emérito do Departamento de História da Universidade de Lethbridge.» M. James Penton, Jehovah's Witnesses and the Third Reich: Sectarian Politics Under Persecution (Toronto, Canada: University of Toronto Press, 2004), 418 pp. ISBN: 0-8020-8678-0

«Em julho de 2004 as Testemunhas de Jeová no mundo inteiro estudaram dois artigos escritos pela Sociedade Torre de Vigia dos EUA a respeito da questão do sangue, publicados na revista A Sentinela de 15 de junho de 2004. Os artigos trazem a explicação oficial da religião sobre o motivo dela não aceitar transfusões de sangue, posição que tem sido um tipo de marca registrada de uma religião que hoje caminha para uma cifra de sete milhões de adeptos em todo o mundo. Eles mostram também um novo ponto de vista que poderá afetar a decisão de muitas Testemunhas de Jeová ao se tratarem com derivados sangüíneos.»

«A "luz brilhou" para a satisfação da Sociedade Torre de Vigia, mas os que ainda restavam ou restam da geração de 1914, certamente sentiram-se decepcionados. Provavelmente não veriam mais o fim deste sistema de coisas. Algo que foi sustentado por longas datas, e que acabou como algo infundado, uma expectativa frívola, uma "velha luz". O interessante é que quando políticos prometem e não cumprem, logo são tachados de mentirosos, corruptos -- muitos o são é claro -- mas o que dizer das promessas do "único canal de comunicação com Deus"? Não era o primeiro esclarecimento também uma "luz"? Não era um "alimento no tempo apropriado"?»

«Em 1977 Carl Olof [Jonsson] causou um rebuliço na sede mundial das Testemunhas de Jeová quando enviou um farto material para Brooklin, mostrando que a doutrina dos "7 tempos dos gentios" fora inventada por certo grupo de adventistas, e que a data 607 AEC para a destruição de Jerusalém não tem fundamento arqueológico e contradiz até a Bíblia. Mesmo que houvessem evidências arqueológicas a favor do ano 607, como se explicariam as palavras de Deus de que somente quando terminassem os 70 anos o rei de Babilônia seria punido? (Jeremias 25:11) A Torre [de Vigia] ensina que os 70 anos terminaram em 537 a.C. No entanto, o rei de Babilônia já tinha sido punido em 539 a.C., dois anos antes!»

«Qual foi então o real motivo para a Primeira Guerra começar? Foi um evento celestial, invisível aos olhos humanos? Ou foram eventos visíveis aqui mesmo na Terra? O que pensa, afinal, a Torre de Vigia, já que ela apresenta as duas versões, uma "espiritual" e a histórica? Ao vincular uma guerra no céu com a Primeira Guerra Mundial, a Torre já fez muitos comentários sobre esse assunto. O que tais comentários demonstram?»

«Tendo em conta que os defensores do WT querem justificar o injustificável em termos do seu passo desastroso como ONG da ONU, um passo com o qual hipotecaram grande parte da sua credibilidade entre as suas próprias fileiras (pelo menos aqueles que descobriram) de ser hoje a Organização Sagrada de Jeová na Terra, tomei a liberdade de analisar este artigo da Despertai! intitulado: "O que está acontecendo nas Nações Unidas?", com a intenção de ser tão objetivo quanto possível, mas ao mesmo tempo mostrar que se existe um facto irrefutável e inegável, é a forma sistemática como a Torre de Vigia mudou o seu discurso em relação a esta organização internacional, transformando-se por um tempo nesta parte do denunciante exclusivo da representação satânica desta, num dos seus mais assíduos promotores e propagandistas da última década, com que propósito? Só a liderança da Torre de Vigia sabe disso.» (¡Despertad! del 8-Septiembre-1991: Pasaporte a la ONU)

«Deveria deixar morrer o meu filho da mesma forma que morreram algumas Testemunhas que aceitaram "o entendimento anterior" sobre tratamento para hemofílicos, transplantes de órgãos, vacinas, etc.? Como me sentirei se a proibição do sangue se converter um dia em doutrina velha que é abandonada? Seria capaz de me perdoar? Por que consideram parte de Actos 15:28, 29 temporal e circunstancial, "abster-se de carne sacrificada a ídolos" e outra parte não, "abster-se de sangue"? Por que não estão dispostos a cumprir o acordo que fizeram com o Governo da Bulgária no qual se comprometeram a não expulsar nenhuma Testemunha que optar por uma transfusão de sangue para o seu filho?» (Postura Llena de Contradicciones, Diário Andalucía, 30 de Setembro e 2 de Outubro de 1999)

«A maioria dos países democráticos teve uma ótima idéia para resolver o problema. Propuseram o seguinte acordo: Os jovens, Testemunhas de Jeová, ao invés de servir ao exército da forma normal, pegando em armas e recebendo treinamento militar, fariam um serviço alternativo de prestação de serviços à comunidade, sem estarem debaixo de orientação dos militares, e então ficariam quites com a justiça militar. Isso impediria que milhares de jovens fossem para a cadeia como estava acontecendo. Será que o "escravo" aceitou esse acordo, ou deixou na consciência de cada um resolver o que fazer? Não! Mais uma vez eles brincaram de "ser Deus" e prejudicaram a vida e a juventude de milhares de pessoas por não aceitar esse acordo, apenas para 16 anos depois, após muitas mortes e prisões, resolverem aceitar, após uma "luz progressiva" clarear mais o assunto. Acompanhe agora mais esse triste episódio da história desta organização.»

«A revista Sentinela de 15 de Junho de 2004 também fornece pela primeira vez um diagrama claro de quais componentes do sangue são proibidos pela STV e quais não são proibidos pela STV. Este diagrama ilustra que os glóbulos vermelhos, os glóbulos brancos, as plaquetas e os constituintes do plasma fraccionados do sangue são proibidos às Testemunhas de Jeová. O diagrama também ilustra a aceitabilidade dos constituintes resultantes de diferentes fracionamentos. Assim, por exemplo, esta posição doutrinária exige que as Testemunhas de Jeová evitem as Testemunhas de Jeová que conscientemente aceitam a transfusão de um agente plaquetário fracionado do sangue e, ao mesmo tempo, exige que as Testemunhas de Jeová respeitem as Testemunhas de Jeová que conscientemente aceitam a transfusão de um agente de hemoglobina fracionado do sangue.»

«Este é o grande segredo que a Sociedade Torre de Vigia quis guardar para este dia 20 de Março de 2005. Mais um livro entre muitos que repetem as mesmas velhas coisas uma e outra vez... só ao publicá-los como um grande evento é que garante a sua compra em 6 milhões de cópias imediatamente. O livro não tem nada de extraordinário em termos das diretrizes do livro anterior Organizados.» (El Gran Secreto del 20 de Marzo del 2005. Ver alguns scans e comentários em Organizados Para Hacer la Voluntad de la Watchtower.) «A reunião de domingo, 20 de Março [2005] será basicamente um não-evento. O Discurso Público será proferido e o Estudo da Sentinela conduzido normalmente, depois uma carta da STV será lida e os publicadores batizados e não batizados receberão seu exemplar de Organizados para Fazer a Vontade de Jeová (livro dj). Não há perguntas e respostas agendadas.» (Re: DA-ing Announcement in the Society's New Book)
2005.02.22 · Blog Torretrix

«A comparação que muitas ex-TJs fazem com o filme Matrix é bem pertinente. Neste filme, quase todos os humanos estão numa espécie de "transe" ou "coma", ligados a um programa de computador que transmite aos seus cérebros imagens, sons, cheiros, tato, enfim... o mundo em que eles vivem não passa de uma ilusão inventada e mantida por um pequeno grupo dominante. No filme existe uma pessoa que foi liberta deste mundo de fantasia, mas após algum tempo no mundo real, ele desejou voltar para o mundo fantasioso de antes, que apesar de irreal, era mais confortável e ele não se sentiria tão só. Isso acontece com pessoas presas na Matrix da Torre de Vigia. Pessoas que se um dia despertarem não conseguirão viver no "mundo real", pensar por si mesmas, ter dúvidas e incertezas. Imagine uma pessoa que viveu sua vida inteira como TJ, no "paraíso espiritual", acreditando ter todas as respostas para todas as questões que afligem a humanidade e o privilégio de achar o "portão estreito", a "única religião verdadeira", de repente "desconecta-se" essa pessoa da "Matrix", ou seja, ela cai no mundo real e percebe que viveu uma ilusão. Ou ela duvidará da realidade e continuará acreditando no "lindo mundo da imaginação" ou será uma dor insuportável demais para ela.»

«As estatísticas da Sentinela referentes a 2004 mostram tendências muito similares às dos anos anteriores: estabilização na maioria dos países desenvolvidos da Europa, da América do Norte e no Japão, enquanto continua o crescimento regular na maioria dos países africanos, sul-americanos e da ex-União Soviética. O número de países com crescimento negativo ou zero aumentou de 7 em 2003 para 22 em 2004 (Austrália, Áustria, Bélgica, Grã-Bretanha, Canadá, República Checa, Dinamarca, Finlândia, Grécia, Hong Kong, Hungria, Itália, Japão, Holanda, Noruega, Portugal, Porto Rico, Roménia, Eslováquia, Suécia, Suíça, E.U.A.).»

«Por isso, a partir de janeiro de 2006, Despertai! passará a dar mais ênfase ao Reino de Deus. Incentivará os leitores de modo mais direto a recorrer à Bíblia para a solução dos problemas, e destacará de modo mais evidente a explicação bíblica para os acontecimentos atuais. [...] Visto que A Sentinela contém informação bíblica profunda e a Despertai! também apresentará mais matéria de natureza bíblica, não parece necessário continuar a publicar Despertai! quinzenalmente. Portanto, a partir da edição de janeiro de 2006, a revista Despertai! passará a ser publicada mensalmente. Será uma considerável simplificação na preparação, tradução e despacho de nossas publicações.» (Nosso Ministério do Reino, Março de 2005, p. 1, §§ 5-6)

«Hayden Covington contou ao autor que depois da nomeação de Knorr como presidente em 1942, a primeira coisa que ele disse a Fred Franz foi que não o embaraçasse com mais nenhumas falsas datas para o Armagedom. Franz, que alegava ter conhecimentos especiais das Escrituras, conseguiu conter a sua impaciência até 1966, quando avançou o ponto de vista de que 1975 marcaria o fim de seis mil anos de história humana, convencendo Knorr a juntar-se-lhe em "acabar com o Mistério". Depois do falhanço da profecia, Knorr ficou furioso com o "oráculo" da Torre de Vigia [Fred Franz], cujo legado foram sessenta anos de falsas profecias, éditos devastadores e restrições causadoras de mortes, [impostas] sobre membros dóceis. De facto, em conversações entre o autor e Knorr em 1976, Knorr soava como se estivesse completamente enojado com toda a pseudo-religião adventista [das Testemunhas de Jeová].» Edmond C. Gruss, The Four Presidents of the Watch Tower Society (Jehovah's Witnesses). The Men and the Organization They Created (Fairfax, VA: Xulon Press, 2003), páginas 252-253. 264 páginas. ISBN: 1-594671-31-1. (Link Freeminds.)

«A Sociedade [Torre de Vigia das Testemunhas de Jeová] tinha até chegado ao extremo de imprimir um formulário numa das suas revistas que os seus seguidores podiam preencher e usar como documento legal para impedir que os seus filhos recebessem vacinas (The Golden Age [A Idade de Ouro], 30 de Janeiro de 1935, p. 269). Que a proibição das vacinas pela Sociedade causou danos nas vidas de alguns dos seus membros pode ser visto a partir da experiência seguinte de uma Testemunha que se recusou a permitir que os seus filhos fossem vacinados, resultando daí conflitos com as autoridades seculares e um subsequente julgamento em tribunal: "Com a despesa por que passei, incluindo seis meses na prisão . . . estou a ser obrigado a refinanciar a minha pequena casa . . . . Não me arrependo do que passei, pois salvei muitas crianças pequenas de serem vacinadas." (The Golden Age [A Idade de Ouro], 22 de Junho de 1932, p. 601) [...] Encontrei uma mulher que me mostrou uma cicatriz na parte superior do braço que ela disse ter sido causada por uma queimadura com ácido. Ela explicou que subornar um médico para provocar uma cicatriz no braço de uma criança que imitava a cicatriz deixada por uma vacina contra a varíola, e depois assinar um certificado de vacinação para habilitar a criança a ir para a escola, era uma prática comum entre as Testemunhas durante os anos da proibição das vacinas pela Sociedade. Podemos imaginar quantas Testemunhas ou filhos de Testemunhas morreram de varíola devido a esta prática de guerra teocrática para evitar as vacinas.» Diane Wilson, Awakening of a Jehovah's Witness: Escape from the Watchtower Society (Amherst, NY: Prometheus Books, 2002), página 180. 328 páginas. ISBN: 1-57392-942-5
2004.12.09 · Mentes Bereanas

«Objetivo: Seguir o exemplo dos antigos bereanos (Atos 17:11), os quais tinham zelo pelas Escrituras Sagradas e procuravam compreendê-las da melhor maneira possível, não aceitando tudo passivamente, mesmo quando um apóstolo lhes pregara.»

«A grande maioria das TJs desconhece o que sua denominação tem ensinado ao longo dos anos. Vários ensinos, agora descartados, causaram dano a elas mesmas e, o pior, têm "blasfemado" (Apocalipse 13:6) e "vituperado" (2 Crônicas 32:17) o nome santo de Deus. Este estudo considerará alguns deles bem como outros pontos chocantes e comprometedores.»

«Mantive contato com a Associação das Testemunhas Cristãs de Jeová via carta e estes não conseguiram responder as questões mais importantes, os anciãos da minha congregação se abstiveram de ler as minhas perguntas pois segundo estes, minhas dúvidas vieram devido a leitura de "material apóstata" e dúvidas geradas por tais matérias eles não responderiam.»
2004.09.07 · Biblioteca TJ

«O objetivo desse projeto é disponibilizar à comunidade internacional de língua portuguesa os livros antigos publicados pela Torre de Vigia. Desejamos também, através do exemplo, fomentar em outros o desejo por tornar disponível, em formato digital, dentro do que permite a lei, publicações antigas das Testemunhas de Jeová publicadas pela Torre de Vigia.»

«A Torre de Vigia criou um mercado imediato para suas publicações. Lançar um novo livro numa assembleia anual de distrito traz vendas automáticas para pelo menos cinco milhões de livros. A uma taxa de lucro líquido por volta de 50% por livro, pode-se obter o benefício imediato. Cada mês há uma oferta especial, e são ensaiadas apresentações de amostra nestas reuniões, como também nas reuniões matutinas para serviço de campo para cada Salão do Reino ou arranjo domiciliar no mundo inteiro. Cada Testemunha é exposta a pelo menos duas horas ou mais por semana em uma atmosfera de reunião de vendas, para os preparar e os encorajar para a venda do maior numero possível de livros e revistas.»

«Se sair por aí dando uma de bereano dizendo que vai esmiuçar ou "submeter à prova" o ensino do "escravo fiel e discreto" a fim de verificar se se originam ou não de Deus, certamente não será visto com bons olhos, será? Claro que não! Por quê? Ora, a Sociedade teme que seus adeptos descubram sua conduta vergonhosa ao longo dos tempos.»

«As declarações oficiais da Sociedade Torre de Vigia mencionadas neste trabalho foram extraídas, com permissão dos autores, do livro A Verdade Sobre as Testemunhas de Jeová, de Cid de Farias Miranda e William do Vale Gadelha (Editora gráfica LCR, 1a edição/2004). Os autores trabalharam por duas décadas na Sociedade.»

«Eu poderia chamar de grande gafe histórica a mudança relacionada com a "geração de 1914". Durante muitas décadas, livros e revistas afirmaram taxativamente que o fim do mundo viria antes de a geração dos que viveram em 1914 morressem. Em 1995, tiveram de abolir este ensino. Alguns anciãos chegaram a comentar isso comigo. Foi como se o fim do mundo tivesse sido adiado. Os adeptos que esperavam não morrer ficaram muito decepcionados. Como se trata de algo recente, mencionar esse fato é um grande incômodo para elas.»
2004.08.10 · O Nome Jeová

«Neste artigo espero refutar alguns dos argumentos da Torre de Vigia apresentados na brochura lançada em 1984 O Nome Divino Que Durará Para Sempre, e também alguns dos argumentos usados no Apêndice 1A da edição com referências (1984) da Tradução do Novo Mundo, e na introdução da [tradução] interlinear Grego-Inglês produzida pela Torre de Vigia.»

«A Sociedade Torre de Vigia é hipócrita quando finge que "cristãos sinceros [...] talvez achem" seja o que for além do que lhes foi ordenado que achassem. Tal como no caso da proibição do sangue, "cristãos sinceros" não têm a liberdade de pensar, eles só são "livres" de fazer exactamente o que a Sociedade Torre de Vigia lhes ordena que façam.» Este artigo tem citações e scans de publicações das Testemunhas de Jeová em português.
2004.07.27 · Liberdade Cristã

«É minha intenção através desta página esclarecer a diferença entre ser fiel a uma religião ou ser fiel a Deus, para o efeito peço a colaboração de todos os visitantes que sejam cristãos independentemente de estarem ou não inseridos num grupo religioso.»

«Embora os dois artigos de Junho de 2004 não mostrem mudanças substanciais em relação à política promulgada em Junho de 2000, há vários pontos interessantes que merecem ser comentados. O segundo artigo apresenta uma tabela que mostra uma linha horizontal clara dividindo o que é "inaceitável" e o que "cada cristão deve tomar a sua decisão".»

«Elas afirmam que Jesus não é Deus, têm uma tradução própria da Bíblia, não aceitam transfusões sangue e não servem o exército. Quem são estas Testemunhas que seguem uma Organização Teocrática e qual é sua verdadeira história?»

«Objetivos desta página: 1- Esclarecer as pessoas de fora sobre quais são os procedimentos dessa organização religiosa para com seus adeptos que pensam diferente e que por conta disso resolvem abandonar esta religião.»

«Se alguém olhar nos Índices das publicações da Sociedade Torre de Vigia sob o tópico "Nações Unidas" vai encontrar multidões de artigos condenando a ONU como sendo de Satanás e predizendo sua destruição. A afiliação deles como uma ONG (Organização não-Governamental) significa que eles estiveram cometidos à ONU e seus regulamentos. Um dos critérios para a filiação é: "Ter o compromisso e meios para administrar programas efetivos de informação sobre atividades da ONU, por publicar boletins informativos, folhetos e panfletos, organizar conferências, seminários, mesa-redonda, e recrutar a cooperação das mídias."»
2004.07.10 · Rutheford, o Médium

«A Sociedade Torre de Vigia é conhecida por suas doutrinais "flip-flops", este é um assunto sério o suficiente para desqualifica-la como "o canal de comunicação de Deus". Porém, luzes que se acendem e se apagam constantemente, não são a coisa mais grave relativo à Sociedade Torre de Vigia, como veremos a seguir.»

«O livro entra em grandes detalhes que descrevem como Jeová assassinará todo homem, mulher, menino e menina na face da Terra, menos as boas Testemunhas de Jeová. O deus da Torre de Vigia só poupará esses que assistem regularmente no Salão do Reino, vão de porta em porta, e estudam os livros da Torre de Vigia.»

«Por que a Sociedade Torre de Vigia mudou seu programa de distribuição de literatura em 1990, eliminando preços fixos para itens de literatura? As TJs acreditam que o Corpo Governante instituiu um arranjo "simplificado." Poucos realmente sabem que a mudança aconteceu porque Jimmy Swaggart perdeu seu caso no tribunal.»

«A Sociedade Torre de Vigia e seus seguidores, as Testemunhas de Jeová, dificilmente poderiam ser chamados em 1918 ou a qualquer momento de sua existência de "investigadores sinceros." Em 1918 a STV estava vendendo seu livro de maior publicidade "O Mistério Consumado". Este livro contém uns 1500 erros e inclui numerosas profecias falhadas. Apenas um ano depois, em 1919, a STV profetizou falsamente que o ano de 1925 marcaria o retorno físico dos profetas do Velho Testamento na Terra.»

«Depois de receber dois livros associados com "comunicações espíritas" da Fundação de Johannes Greber, a resposta da Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados (Testemunhas de Jeová) foi pedir mais cópias! Parece que a Sociedade queria certificar-se de que todo o seu pessoal -- "incluindo os escritores das [suas] revistas e livros" -- teria acesso ao livro espírita de Greber!»

«Planos da Watchtower para o DUMBO (Down Under Manhattan Brooklyn Overpass) são dados a conhecer ao jornal The Brooklyn Papers.» (em inglês)

«Quando a Sociedade Torre de Vigia comprou o que tinha sido anteriormente um cine-teatro em Queens, Nova Iorque, para ser usado como salão de assembleias, o teatro tinha um motivo do antigo Egipto em toda a volta. Sobre a marquise, a parte da frente do edifício tinha grandes azulejos representando vários deuses e deusas egípcios, um deles até carregando a crux ansata. O interior continha outros itens, incluindo flores de lótus, tendo conotações religiosas com crenças egípcias. Quando a Torre de Vigia renovou o edifício, todos estes itens foram deixados intactos. [...] Mais recentemente a Torre de Vigia comprou o grande Bossert Hotel em Brooklyn. Tem gárgulas ornamentando o exterior.»

«Sem dúvida a desculpa mais usada pelas Testemunhas de Jeová quando se trata de erros, omissões e falhanços da organização mãe delas é mais ou menos assim: "Só peço que as coisas sejam postas em perspectiva e que também se perceba que os escritores da Sociedade não são inspirados." A frase acima é certamente verdadeira. Os escritores da Sociedade certamente não são inspirados. Todos sabemos isso. O problema, porém, é que eles parecem não sabê-lo.»

«Poucas pessoas, mesmo entre as Testemunhas, sabem, porém, que as Testemunhas de Jeová recusaram vacinas para si mesmas e seus filhos de 1931 até 1952 (até existia um "cartão da vacina"). Igualmente, poucos estão sabendo que elas preferiam morrer a receber transplantes de órgãos de 1968 a 1980 (veja o Apêndice I). Tais proibições ceifaram incontáveis vidas e deixaram muitas pessoas cegas, paralíticas ou mutiladas. Todavia, as proibições quanto a vacinas e transplantes não mais estão em vigor.»

  • 2002.10.14  Marcha de protesto em Brooklyn. Marcha de protesto junto da sede mundial das Testemunhas de Jeová em Brooklyn, Nova Iorque, realizada na sexta-feira, 27 de setembro de 2002. O motivo da contestação é a política das Testemunhas de Jeová sobre o abuso sexual de crianças. Mais informação e fotografias: página 1, página 2, página 3, página 4, página 5 (áudio e vídeo), página 6, página 7, página 8, página 9 (vídeo), página 10 (vídeo), página 11.
  • 2002.10.02  Fotodrama da Criação (Real Player). «Em 1914 Russell usou uma combinação de filme cinematográfico e slides, sincronizada com gravações musicais e discursos gravados em fonógrafos, para contar a história bíblica desde a criação da terra até ao fim do reinado milenar de Cristo. O Fotodrama foi exibido na América do Norte, Europa, Nova Zelândia e Austrália e foi visto por milhões de pessoas.»
  • 2002.09.28  300 fotografias de edifícios das Testemunhas de Jeová. Página com cerca de 300 fotografias de edifícios das Testemunhas de Jeová nos Estados Unidos da América e no Canadá.
  • 2002.09.14  Novo livro das TJ: mudanças doutrinais?. «Três capítulos inteiros do livro original, o Unidos na Adoração, foram suprimidos nesta atualização, fato que não foi explicado pelos editores do livro, a Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados, e, por este motivo, não deve ser plenamente conhecido pelas Testemunhas de Jeová. É importante notar que foi excluído o capítulo contendo as orientações sobre a questão do sangue. Por que a Sociedade Torre de Vigia eliminou tais capítulos?»
  • 2002.09.03  Investimentos das Testemunhas de Jeová na tecnologia militar. «O objectivo deste artigo é determinar se a Sociedade Torre de Vigia (Testemunhas de Jeová) é detentora de títulos financeiros na indústria relacionada com armamentos e determinar se realizam transacções comerciais com o Departamento de Defesa dos E.U.A.» (em inglês)
  • 2002.08.23  Corpo Governante manda Testemunhas de Jeová encerrarem páginas da Internet. Na página 8 do Nosso Ministério do Reino de setembro de 2002, os líderes das Testemunhas de Jeová ordenaram-lhes que encerrem quaisquer páginas da Internet que tenham sobre a religião. Dizem que os líderes das Testemunhas de Jeová são o "canal de comunicação" designado por Deus e dizem que só eles têm o direito de "determinar que informação deve ser divulgada" para as Testemunhas de Jeová.
  • 2002.08.17  Desassociação de Bill Bowen e Joe Anderson. Testemunhas de Jeová expulsam 2 ex-anciãos que tinham denunciado e protestado contra a política da organização de esconder casos de abuso sexual. Bill Bowen comparece no Salão do Reino e fala à assistência. Joe Anderson envia uma carta a todas as pessoas da sua congregação.
  • 2002.08.16  Carta de Sheila Bowen ao Corpo Governante. «As experiências falam de casos de crimes sexuais cometidos contra elas quando ainda eram crianças, de como elas se dirigiram ao corpo de anciãos em busca de conforto, abrigo e proteção; ao invés, eles não lhes deram ouvidos porque não podiam ir à uma audiência judicativa sem pelo menos duas testemunhas oculares dos molestamentos. Esses anciãos estavam seguindo vossa direção, Corpo Governante das Testemunhas de Jeová!»
  • 2002.08.15  CNN: Testemunhas de Jeová envolvidas em escândalo. Reportagem da CNN sobre abusos sexuais que ocorrem entre as Testemunhas de Jeová. A hierarquia das Testemunhas de Jeová, através dos anciãos locais, tem tentado manter os casos de abuso sexual escondidos das autoridades, apesar de isso dar aos abusadores novas oportunidades de fazerem mais vítimas. Veja o vídeo (cerca de 11 minutos, 7.8 MB, Windows Media Player) e leia a transcrição do texto em inglês no fórum JWD, no WatchtowerNews ou no site da CNN.
  • 2002.08.11  The New York Times: Abusos sexuais entre as TJ. O jornal The New York Times de Domingo, 11 de Agosto de 2002 contém nas páginas 20 e 21 um artigo sobre o modo como as Testemunhas de Jeová tentam esconder casos de abusos sexuais que ocorrem dentro da religião. Veja os scans ou o artigo no site oficial do jornal (tradução 1) (tradução 2).
  • 2002.08.10  Desassociação insólita de Barbara Anderson. Barbara Anderson recebeu um aviso para se reunir com 6 anciãos das Testemunhas de Jeová no motel Ramada Inn localizado em Manchester, E.U.A. Quando ela expressou apreensão em reunir-se com seis homens num motel, só e sem o marido, a comissão judicativa recusou-se a comunicar ou explicar as suas acções e desassociou-a.
  • 2002.08.10  Desassociação de Joe Anderson e outros. Joe Anderson de 67 anos foi desassociado no dia 31 de julho de 2002. Ele foi Testemunha de Jeová fiel por mais de 50 anos. Renunciou ao cargo de ancião (no qual passou mais de 43 anos) em protesto à política protecionista da Torre de Vigia quanto ao assédio de menores. Foi desassociado numa audiência judicativa sob a alegação de que estava "causando divisões".

  Índice