Fundamentalistas, Nós? Nem Pensar!

Norman Hovland


É muito interessante ver o modo como a Sociedade Torre de Vigia trata o fenômeno do fundamentalismo. Eles parecem conseguir identificar os fundamentalistas à sua volta e vêem a situação irremediável em que os fundamentalistas estão. Como seria previsível, não conseguem compreender que a própria Sociedade Torre de Vigia está firmemente implantada dentro do campo fundamentalista. Em 1997, numa tentativa de lidar com o fato óbvio de as pessoas que conhecem as Testemunhas de Jeová as considerarem fundamentalistas, a Sentinela publicou um artigo sobre o assunto:

"A disseminação do fundamentalismo
Fundamentalista é a pessoa que se atém rigidamente a valores religiosos tradicionais e conservadores. O significado de "fundamentalismo" será considerado em mais detalhes no próximo artigo." (A Sentinela, 1.º de março de 1997, p. 3)

Conforme sabemos, a Sociedade Torre de Vigia atém-se "rigidamente a valores religiosos tradicionais e conservadores". É certo que eles têm as suas próprias "especificidades", mas têm de ser considerados extremamente rígidos. No artigo seguinte a Sentinela continua e tenta fazer uma definição de fundamentalismo que, no seu entender, exclui as Testemunhas de Jeová:

"O que é o fundamentalismo?
Os fundamentalistas anseiam o retorno das velhas certezas, e alguns deles lutam para que suas comunidades e nações voltem ao que, em sua opinião, são os alicerces morais e doutrinais adequados. Fazem tudo ao seu alcance para forçar os outros a viver em conformidade com um código moral e um sistema de crenças doutrinais "corretos". O fundamentalista tem a forte convicção de que ele está certo e os outros errados." (A Sentinela, 1.º de março de 1997, p. 4)

A definição acima citada, conforme apareceu na Sentinela, exceto por algumas nuances menores, dá-nos uma descrição espantosamente exata da Sociedade Torre de Vigia. Não há dúvida que a Sociedade Torre de Vigia é extremamente eficaz em "forçar" sobre os seus próprios membros "um código moral e um sistema de crenças doutrinais "corretos"". Qualquer pessoa minimamente familiarizada com a Sociedade Torre de Vigia sabe que, tal como quaisquer outros fundamentalistas, a Testemunha de Jeová "tem a forte convicção de que ele está certo e os outros errados". Mas a situação deles fica ainda mais insustentável:

"As Testemunhas de Jeová estão preocupadas com a erosão da espiritualidade no mundo, bem como com a imoralidade e com a incerteza religiosa que saturam a sociedade. É por esse motivo que elas às vezes são chamadas de fundamentalistas. Mas são mesmo? Não. Elas têm fortes convicções religiosas, mas não são fundamentalistas no sentido em que esse termo passou a ser usado. Não fazem pressão sobre líderes políticos para promover determinada postura e não recorrem a manifestações e violência contra aqueles de quem discordam. Elas encontraram um caminho melhor. Imitam ao seu Líder, Jesus Cristo." (A Sentinela, 1.º de março de 1997, p. 6)

Não há dúvida que a Sociedade Torre de Vigia gostaria de ver nações inteiras adotar o seu ponto de vista sobre a Bíblia e a realidade. Eles tentam distanciar-se dos outros fundamentalistas estabelecendo a idéia de que apesar das suas opiniões fundamentalistas, a Sociedade Torre de Vigia, ao contrário de outros fundamentalistas, não usa meios políticos para "forçar" as suas idéias sobre outras pessoas, como se isso tivesse alguma coisa a ver. O recente desenvolvimento na França também mostrou que a Sociedade Torre de Vigia de fato usa meios políticos. Ao colocarem anúncios em jornais e ao fazerem demonstrações contra o governo, eles fizeram uma manifestação política da sua resistência ao governo francês, portanto neste aspecto há na realidade pouca diferença entre eles e os outros fundamentalistas.

Um dos comentários mais incrivelmente hilariantes na Sentinela é este:

"Religiões fundamentalistas muitas vezes procuram tirar da Bíblia o que ela simplesmente não contém: o dia e a hora exatos do fim deste mundo." (A Sentinela, 1.º de abril de 1997, p. 4)

É espantoso que o autor desse artigo tenha tido o descaramento de escrever isso, pertencendo ele a uma organização que tem atrás de si uma tradição de mais de 100 anos em que "muitas vezes procuram tirar da Bíblia o que ela simplesmente não contém: o dia e a hora exatos do fim deste mundo." Mas claro que não há realidade tão clara que não possa ser ignorada por um fundamentalista disposto a isso.

Quando lhe convém, a Torre de Vigia está mais do que disposta a tirar da Bíblia o que ela não contém, como aqui:

"Segundo a Bíblia, Deus estabeleceu um tempo limitado para permitir que o homem viole Suas leis e com isso cause sofrimento e dor. Esse tempo está quase expirando." (A Sentinela, 1.º de março de 1997, p. 7)

Como podemos ver, eles afirmam que a Bíblia lhes diz que o "tempo está quase expirando". Então, quem está a "tirar da Bíblia o que ela simplesmente não contém"? Outro assunto em que a Sociedade Torre de Vigia se procura distanciar de outros fundamentalistas é no assunto do criacionismo:

"Numa suposta tentativa de defender a Bíblia, os "criacionistas" -- a maioria aliada a protestantes fundamentalistas -- insistem em que a Terra e o Universo existem há menos de 10.000 anos. Esse conceito extremista resultou em zombaria da parte de geólogos, astrônomos e físicos, pois contradiz suas descobertas." (A Sentinela, 1.º de setembro de 1994, p. 6)

Brooklyn, muito justamente, observou a incrível estupidez desse ponto de vista. Já tivemos e sem dúvida continuaremos a ter o idiota fundamentalista ocasional que faz esse tipo de afirmações aqui no fórum H2O, mas mesmo a Sociedade Torre de Vigia percebeu quão indefensável isso é, e tal deveria dizer-nos muito. Mas existe realmente uma diferença assim tão grande entre os criacionistas que defendem que a terra tem menos de 10.000 anos e a Sociedade Torre de Vigia, como esta nos gostaria de fazer crer? Na realidade, não, a maioria dos argumentos que ela usa no livro Criação foram tomados das mesmíssimas pessoas das quais agora se tenta distanciar, evidentemente sem dizer às Testemunhas de Jeová comuns onde foi buscar esses argumentos. Brooklyn também tenta encontrar outras diferenças entre eles próprios e os outros fundamentalistas:

"O fundamentalismo, ao passo que afirma defender a Bíblia, também tem, realmente, minado a autoridade dela. Uma forma em que tem feito isto é pela interpretação literal de textos que, claramente, não deveriam ser considerados de forma literal. Um exemplo disto é a afirmação de que, segundo o relato de Gênesis, a Terra foi criada em 6 dias literais de 24 horas. Obviamente, estes são dias simbólicos, de duração muito mais longa. (Compare com Gênesis 2:3, 4; 2 Pedro 3:8.) Outros modos pelos quais o fundamentalismo mina a Bíblia é por ensinar doutrinas antibíblicas, tais como o tormento eterno no inferno de fogo, e, às vezes, por promover padrões de comportamento diferentes daqueles que a Escritura exige, tal como por proibir o consumo de bebidas alcoólicas, ou o uso de cosméticos por parte das mulheres. Destes modos, o fundamentalismo tem feito com que pessoas rejeitem a mensagem da Bíblia como bitolada, desarrazoada e anticientífica." (Despertai!, 22 de outubro de 1989, pp. 19, 20)

É muito cômico ver quão seletiva a Sociedade é aqui. É óbvio para a Sociedade Torre de Vigia que os dias criativos são simbólicos, mas eles são incapazes e não estão dispostos a discutir que o número 144.000 deve igualmente ser simbólico. Eles insistem num "entendimento" extremo, fanático e rígido sobre o uso do sangue. Eles desassociam [excomungam] pessoas que fumam, apesar de a Bíblia absolutamente não mencionar o fumo. Eles fazem todo o tipo de regras não bíblicas sobre o uso de barba, estilos de cabelo, modos de se vestir, etc., tudo isso evidentemente difama a "mensagem da Bíblia", tanto quanto qualquer outra opinião fundamentalista. Não importa quanto eles tentem negá-lo, a Sociedade Torre de Vigia está firmemente estabelecida no campo fundamentalista. Claro que a Bíblia não precisa de nenhuma força externa para a difamar, é perfeitamente capaz de fazer isso por si mesma. Mas claro que a Sociedade Torre de Vigia e outros fundamentalistas ajudam muito nesse trabalho admirável.


Índice · English