A Opinião de Russell Sobre as Organizações

Norman Hovland


Charles Taze Russell era sem dúvida um homem muito religioso, e como tal era propenso à superstição, como as pessoas religiosas hoje. Conforme sabemos, ele tinha algumas idéias realmente bizarras sobre as pirâmides e a sexualidade. Sobre o assunto da "organização" e de organizações religiosas ele também tinha opiniões muito claras. Se ele ainda estivesse vivo hoje, seria prontamente desassociado [excomungado] pelas Testemunhas de Jeová por expressar as suas idéias sobre as organizações. Repare só em algumas das coisas que a Torre de Vigia publicou no tempo dele:

"Tenha cuidado com a "organização". É completamente desnecessária. A Bíblia conterá as únicas regras que você precisa. Não procure amarrar as consciências de outros, e não permita que outros amarrem a sua. Creia e obedeça até ao ponto em que consiga compreender a palavra de Deus hoje, e assim continue a crescer em graça e conhecimento dia a dia." (Zion's Watch Tower, 1895, p. 216)

"Em vista destes fatos e também da natureza do trabalho de colheita, e do ajuntamento. De fato, como se espera que cada um assim ajuntado entre no trabalho de colheita como ceifeiro, e fará isso conforme permitam a sua habilidade e oportunidade, é claro que a formação de uma organização visível de tais ajuntados estaria em desarmonia com o espírito do plano divino; e se feita, pareceria indicar da parte da Igreja um desejo de se conformar à idéia, agora popular, de uma organização ou confederação. (Veja Isa. 8:12.) [...] Por conseguinte, embora não estimemos que uma organização visível dos ajuntados seja uma parte do plano de Deus no trabalho de colheita, como se esperássemos permanecer aqui como organização durante outra era, estimamos de fato ser sua vontade que aqueles que amam o Senhor devem falar freqüentemente uns com os outros sobre as suas esperanças e alegrias comuns, ou provas e perplexidades, comungando juntos a respeito das coisas da sua Palavra, e assim ajudando uns aos outros, e não se esquecendo de se reunir, como é costume de alguns; e tanto mais quando vêem o dia aproximar-se. -- Mal. 3:16; Heb. 10:25." (Zion's Watch Tower, 1894, p. 384)

Na próxima citação da Zion's Watch Tower, podemos ver como as igrejas tinham feito "erros fatais". Claro que Russell não fazia idéia que o seu sucessor, J. F. Rutherford, faria o mesmo "erro fatal" poucos anos mais tarde:

"Não há organização hoje investida de tal autoridade divina para dirigir imperiosamente a humanidade. Não há qualquer organização fazendo isso hoje; embora estejamos bem cientes de que muitas delas em teoria afirmam que deviam ter permissão de o fazer; e muitas mais gostariam de o fazer. Este foi o erro fatal no qual a Igreja começou a cair no segundo século; e o esforço para realizar esta concepção falsa culminou na falsificação jactanciosa e arrogante do Reino vindouro: o Papado, que durante séculos procurou dominar o mundo, através de alegada "autoridade divina". Esta idéia prevaleceu mais ou menos e também envenenou as idéias de todo o "clero" protestante que, copiando as idéias falsas do Papado sobre a Igreja, também afirma que a igreja de Cristo está agora organizada, embora agora eles façam afirmações menos jactanciosas do que o Papado sobre a "autoridade divina" para ensinar e governar a humanidade em geral." (Zion's Watch Tower, 1893, p. 266)

Poucas organizações hoje fizeram afirmações mais jactanciosas sobre "autoridade divina" do que a organização da Torre de Vigia (Testemunhas de Jeová). Conforme podemos ver na próxima citação, o "homem natural" (do mundo) pensaria naturalmente numa organização como sendo uma coisa boa, mas claro que Russell e os seus seguidores eram homens espirituais e não tinham qualquer necessidade de tal idéia secular:

"P[ergunta]. Não podia uma organização (ou seita) séria, agressiva, construída sobre orientações bíblicas, ser o melhor meio de espalhar e publicar as verdadeiras boas novas [...][?]

R[esposta]. Nós acreditamos que uma organização visível e a adoção de algum nome particular tenderia a aumentar os números e fazer-nos parecer mais respeitáveis na consideração do mundo. O homem natural pode ver que um corpo visivelmente organizado, com um propósito definido, é uma coisa de mais ou menos poder [...] Mas o homem natural não pode compreender como uma companhia de pessoas, sem organização que possam ver, alguma vez conseguirá realizar algo." (Zion's Watch Tower, 1883, p. 6)

Novamente, Russell não tinha maneira de saber que a Sociedade Torre de Vigia seria mais tarde dirigida pelo "homem" mais "natural" deles todos.


Índice · English · French