Testemunhas de Jeová: Profetas Inspirados?

Seeker


"16 Certamente, pois, lá no ano de após-guerra de 1919, não havia ninguém entre os elementos religiosos, culpados da guerra, do judaísmo e da cristandade, que estivesse habilitado para ser comissionado como o equivalente moderno ou o antítipo de Ezequiel. Não havia então ninguém a quem Jeová pudesse suscitar para servir dum modo correspondente àquele antigo exilado em Babilônia? A quem podia o verdadeiro "carro" da organização de Jeová dirigir-se e confrontar, para que Ele pudesse dar a tal habilitado a comissão de falar como profeta em nome de Jeová? Ora, havia um grupo, cujos membros haviam sofrido perseguição religiosa durante a Primeira Guerra Mundial às mãos de Babilônia, a Grande [...] Quem eram eles? O "EZEQUIEL" HODIERNO 17 Eram um pequeno grupo minoritário de homens e mulheres que se dedicaram a Jeová como Deus por seguirem as pisadas de Seu Filho Jesus Cristo." ["As Nações Terão de Saber que Eu Sou Jeová" -- Como?, 1973, pp. 57, 58]

"Um terceiro modo de se chegar a conhecer a Jeová Deus é por meio de seus representantes. Nos tempos antigos, ele enviava profetas como seus mensageiros especiais. Ao passo que estes homens prediziam coisas futuras, também serviam as pessoas por falar-lhes sobre a vontade de Deus para elas, naquele tempo, amiúde também advertindo-as contra perigos e calamidades. As pessoas hoje podem ver as obras criativas. Têm em mãos a Bíblia, mas ela é pouco lida ou compreendida. Portanto, tem Deus algum profeta para ajudá-las, para adverti-las dos perigos e para declarar-lhes coisas futuras? IDENTIFICAÇÃO DO "PROFETA" A estas perguntas pode-se responder na afirmativa. Quem é este profeta? Os clérigos da chamadas nações "cristãs" apresentam-se ao povo como os comissionados para falar por Deus. Mas, conforme já se salientou no número anterior desta revista, falharam a Deus e falharam como proclamadores de Seu reino, ao aprovarem uma organização política feita pelo homem, a Liga das Nações (agora Nações Unidas), como "expressão política do Reino de Deus na terra". Contudo, Jeová não deixou o povo da cristandade, guiado pelos clérigos, sem um aviso no sentido de que a Liga era um substituto fraudulento do verdadeiro reino de Deus. Ele tinha um "profeta" para dar a advertência. Este "profeta" não era um só homem, mas um grupo de homens e mulheres. Era o grupo pequeno dos seguidores das pisadas de Jesus Cristo, conhecidos naquele tempo como Estudantes Internacionais da Bíblia. Hoje são conhecidos como testemunhas cristãs de Jeová." [A Sentinela, 1.º de outubro de 1972, p. 581]

"Jeová o constituiu "profeta para as nações". (Jeremias 1:5) Agora, hoje, mais do que nunca, há necessidade de um "profeta para as nações" [...] Jeová, com consideração, suscitou seu "profeta para as nações". Jeová fez isso durante este "tempo do fim", desde o fim da Primeira Guerra Mundial em 11 de novembro de 1918. [...] o "profeta" suscitado por Jeová não tem sido um único homem, como no caso de Jeremias, mas uma classe. [...] Nesta data avançada, existe apenas um restante desta classe do "profeta" ainda na terra. [...] Uma coisa agora é certa: se a classe do "profeta", a classe de Jeremias, se confronta com o Har-Magedon, também se confronta com a queda de Babilônia, a Grande." [A Sentinela, 1.º de maio de 1983, pp. 26, 27]

"O anúncio na revista A Sentinela de 15 de Outubro de 1932 [em inglês], no fim das 2.300 noites e manhãs, foi a notificação oficial feita por Jeová através do seu canal visível de comunicação de que o seu santuário de "pedras vivas" ungidas tinha sido limpo, vindicado e justificado." [The Watchtower (A Sentinela), 1.º de outubro de 1959, p. 601 (em inglês)]

"Isto é prova de que a interpretação da profecia não procede do homem, mas que o Senhor Jesus, o responsável da organização de Jeová, envia a informação necessária para o seu povo por, e através, dos seus santos anjos." [Preparation (Preparação), 1933, p. 28 (em inglês)]

"Alguns deveres e interesses do reino foram entregues pelo Senhor aos seus anjos, e incluem a transmissão de informação para o povo ungido de Deus na terra para a sua ajuda e conforto. Embora não possamos entender como os anjos transmitem esta informação, sabemos que eles o fazem; e as Escrituras e os fatos mostram que isso é feito." [Preparation (Preparação), 1933, pp. 36, 37 (em inglês)]

"O Senhor providenciou bondosamente o meio para que a mensagem fosse impressa em livros, a fim de que o povo fosse informado relativamente a verdade. [...] Essas publicações não contêm opinião de algum homem." [Riquezas, 1936, pp. 342-343]

"Quem Deus usou realmente como seu profeta [...] As Testemunhas de Jeová estão profundamente gratas hoje por os fatos claros mostrarem que Deus tem-se agradado de usá-las [...] Jeová estendeu sua mão de poder e tocou nos lábios delas e colocou as suas palavras nas bocas delas." [The Watchtower [A Sentinela], 15 de janeiro de 1959, pp. 40, 41 (em inglês)]


Índice · English