"Verdadeira Felicidade" e Expressões Afins

Norman Hovland


Depois de muitos anos como leitor da Watchtower [A Sentinela], é interessante notar o desenvolvimento da "linguagem elaborada" que é utilizada pelos escritores dessa revista, que estão em Brooklyn.

Como todas as linguagens cliché, essa linguagem é uma ferramenta importante na manipulação da mente das Testemunhas de Jeová. Este tipo de linguagem abunda na literatura da Watchtower, e todos conhecemos clichés como "apóstata", "mundano" [ou: "pessoas do mundo"], "cabritos", "escravo mau", etc.

Outra prática muito cómica é a colocação da palavra "verdadeira" antes de expressões que são perfeitamente adequadas sem essa palavra, como por exemplo "verdadeira felicidade", "verdadeiros cristãos" e, mais recentemente, "verdadeiro restante".

Se isto continua, sem dúvida veremos expressões ainda mais hilariantes, como "realmente verdadeira felicidade", "realmente verdadeiros cristãos", etc. É claro que as Testemunhas de Jeová vêem que existe à sua volta muita gente feliz, geralmente muito mais feliz do que elas. É por isso que a Watchtower tem de inventar a expressão "verdadeira felicidade", é para dizer que só é real aquela felicidade que vem de Brooklyn.

Dessa forma as Testemunhas de Jeová podem sentir-se novamente à vontade, pensando que o sentimento de desgraça iminente e má consciência permanente que eles têm por não fazerem "o máximo" no "serviço" é... nem mais: "verdadeira felicidade".

É claro que há milhões de pessoas que têm uma vida tão cristã (seja lá o que isso for) como as Testemunhas de Jeová. Isto é óbvio, até para as Testemunhas de Jeová, portanto para manter o sentimento de superioridade e elitismo como o povo escolhido de "Deus", a Watchtower tem de usar a expressão "verdadeiros cristãos".

O facto de o número de pessoas que participam dos emblemas [no memorial da morte de Cristo] estar a aumentar é embaraçoso, pois segundo a "verdade" actual esse número devia estar a diminuir. Para manter a ilusão de que existe um restante dos ungidos na terra, e que esse restante está a desaparecer rapidamente, a Watchtower tem de começar a usar a expressão "verdadeiro restante", deixando assim implícito que existe um "falso restante".

Na ausência do velho chicote, a geração de 1914, Brooklyn está desesperadamente à procura de outro chicote que também envolva uma data específica. O novo chicote será a ideia de que o "fim" virá antes de este misterioso "verdadeiro restante" desaparecer. Assim eles terão uma nova meta, sem se comprometerem com uma nova data específica. É claro que ninguém sabe exactamente quem pertence ao "verdadeiro restante", portanto este período de tempo pode ser prolongado tanto quanto eles queiram.


Índice · English